Novas luminárias geram poupança energética e respeitam meio ambiente

A aposta na valorização energética está em marcha no concelho de Alenquer e o Município investiu na instalação de iluminação pública inteligente. A nível nacional, Alenquer é mesmo um dos Municípios cuja cobertura da tecnologia LED é mais ampla, situando-se acima dos 85% da iluminação pública até final de 2024.
Nas últimas semanas, na sede de concelho procedeu-se à instalação de 40 novas luminárias com uma eficiência ao nível do melhor do que existe no mercado, num investimento total de 421.821,88€, suportado em 49% do total pelo Fundo Ambiental. O Largo do Espírito Santo, o Largo Palmira Bastos, a Rua Sacadura Cabral e a Avenida 25 de Abril passaram a uma nova dinâmica numa área de implementação de 150 metros que permitirá a que os munícipes possam também propor a intensidade que desejam para o local através da plataforma Gesiilu.
O sistema de comunicação utilizado nesta tecnologia é o NB-IoT. Os sensores e a integração de todo o sistema foram especificamente desenvolvidos para o Alenquer GreenLAB, tal como o sistema de feedback e interação dos utilizadores do espaço público. A perspetiva é que esta tecnologia se possa estender a outras partes do território no futuro relativamente às zonas cuja área está coberta pela tecnologia Vapor de Mercúrio (VM) e Vapor de Sódio de Alta Pressão (VSAP).
A redução de consumo de energia situou-se nos 89%, de 31.413 kWh para 3.252 kWh, proporcionado uma poupança de 167,9kg de CO2 nos últimos 12 meses. Esta é consequência positiva da aposta do Alenquer GreenLAB, lançado em 2020 e que visou levar à implementação de projetos nas áreas da mobilidade, energia, economia circular e ambiente e edifícios.
O vereador com o pelouro do planeamento e estratégia de políticas ambientais, Paulo Franco, deu conta da mais-valia alcançada pelo concelho. "Esta é mais uma medida de sustentabilidade do território do ponto de vista da energia através de uma solução que foi testada dentro do projeto Alenquer GreenLAB e que permitirá, no futuro, desenhar uma estratégia para o Município para completar a cobertura LED que temos no território. A poupança energética é muito grande. Do ponto de vista ambiental, é não menos importante. Os insetos e toda a fauna envolvente agradecem a luminosidade correspondente", relevou, dando conta de sensores de deteção de movimento que ajustam a luz emanada com a passagem humana.