Concurso público internacional para concessão da exploração do Parque de Campismo da Praia da Areia Branca

O município da Lourinhã informa que, a partir de hoje, 14 de fevereiro e até dia 13 de março do corrente ano, já é possível aos interessados apresentarem propostas para concessão da exploração do Parque de Campismo Municipal da Praia da Areia Branca, através da plataforma eletrónica de contratação para o sector público, acinGov, onde todo o processo do concurso e peças que constituem este procedimento se encontram disponíveis para consulta e download.
Para além disso, os documentos também podem ser consultados no Gabinete de Aquisição de Bens e Serviços, da Câmara Municipal da Lourinhã, localizado na Praça José Máximo da Costa, na vila, entre as 9 horas e as 12h30 e as 14 horas e as 17h30.
A decisão de concessão do Parque de Campismo Municipal da Praia da Areia Branca, enquanto modelo de gestão a adotar, decorreu de um estudo económico-financeiro solicitado pela Câmara Municipal da Lourinhã e realizado pela IPDT - Turismo, empresa com vasta experiência em consultoria turística. A adoção deste novo conceito, que contempla a requalificação do empreendimento e dos seus equipamentos, agregando as tendências de mercado que acrescentam valor e aumentam a qualidade do Parque, permitirá aumentar a procura pelo equipamento e, por conseguinte, do território da Lourinhã, alcançando um posicionamento mais forte no segmento do campismo e entre os demais concorrentes da Região Oeste e ainda incrementar a qualidade da oferta.
Terminado o processo e após assinatura do contrato o concessionário terá 4 meses para apresentar os projetos e vinte meses para a realização das obras/intervenções necessárias. Terá a seu cargo a gestão, exploração, manutenção, divulgação e promoção daquele equipamento, que tem uma área de implantação de 30 mil m2. Já os serviços de apoio, como o bar/restaurante, minimercado ou outros a criar, poderão vir a ser explorados por terceiros, até ao termo da concessão e após autorização da Câmara Municipal.
A concessão decorrerá por um período de 20 anos, para um investimento mínimo na requalificação de 1,5 milhões de euros e conferirá uma renda anual mínima de 300 mil euros, à Câmara municipal da Lourinhã.
O Parque de Campismo Municipal da Praia da Areia Branca apresenta um potencial para se tornar num empreendimento mais atrativo e incrementar a qualidade da oferta turística do município da Lourinhã. A sua localização junto à praia, a 3km da vila da Lourinhã e inserido na região Oeste, e consequentemente, no Geoparque Oeste, é um fator que permite posicioná-lo de forma competitiva no mercado. De referir que nos últimos 5 anos a procura turística na Lourinhã tem aumentado, sendo que o número de dormidas, em 2022, registou um crescimento de 69% face a 2019. A consolidação da imagem de marca da Lourinhã enquanto destino turístico, com foco na temática dos dinossauros, elemento integrante do logotipo e da oferta turística do município, é um dos fatores responsáveis pelo crescimento da procura turística.