Alunos do 2.º ciclo brilham em apresentações de teatro

Um palco improvisado, cenários criados pelos próprios alunos e muita entrega em cena: assim foi a apresentação de "O Homem do Sapato Só", uma peça de Fernanda Botelho, interpretada pelos estudantes dos 5.º e 6.º anos do Agrupamento de Escolas do Cadaval, no dia 27 de fevereiro. O espetáculo marcou o encerramento de sete semanas de trabalho realizadas no âmbito do Programa das Artes Fernanda Botelho (PAFB).
A biblioteca escolar acolheu as apresentações, que exploraram temas tão diversos como a Fisicalidade, os Direitos Humanos, o Poder, a Arte, o Sonho, a época Antiga, o 25 de Abril, o Futuro e a Atualidade.
Entre risos espontâneos, pequenos enganos e momentos de verdadeiro talento, foi possível perceber em cada uma das nove apresentações não apenas o empenho dos alunos, mas também o entusiasmo e a aprendizagem que a experiência tem proporcionado aos artistas de palmo e meio.
Durante as sessões de trabalho, desenvolvidas em articulação com a disciplina de Português, os estudantes foram desafiados a aperfeiçoar as suas valências artísticas, criativas e sociais, individualmente e em grupo, a partir de práticas pedagógicas diferenciadas.
Criado em 2019, o PAFB resulta de uma parceria entre o Município do Cadaval e a Associação Gritos da Minha Dança. Com impacto comprovado na educação, o projeto abrange alunos do 1.º, 2.º e 3.º ciclos, Ensino Secundário e Unidade de Ensino Especial. Através de pedagógicas inovadoras, o programa convida artistas a partilhar as suas experiências e a criar projetos artísticos em colaboração com a comunidade educativa.