goTositemap
Institucional

Oeste Summit foi um marco na Feira Internacional de Lisboa

14 de março, 2025
Alenquer
image

O Oeste tem um potencial imenso já explorado, mas que está à procura de ser conhecido, e foi esse o mote que levou os 12 municípios que integram a Comunidade Intermunicipal do Oeste a criar um evento único na última quinta-feira (13 de março), na maior feira de turismo do país: a Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL). O Oeste Summit juntou decisores, governantes, stakeholders, munícipes e interessados nas mais-valias que Alcobaça, Alenquer, Arruda dos Vinhos, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lourinhã, Óbidos, Nazaré, Peniche, Sobral de Monte Agraço e Torres Vedras têm para oferecer. A região foi ouvida a uma só voz e o programa extenso, com seis painéis multidisciplinares, contou com a transmissão a cargo da TVI/CNN Portugal, com o intuito de procurar respostas para pensar o que de melhor poderá ser alcançável até 2050.

Pedro Folgado, Presidente da Câmara Municipal de Alenquer mas também Presidente da Comunidade Intermunicipal do Oeste e membro do Conselho de Diretivo da Associação Nacional de Municípios, revelou os benefícios de viver na região Oeste de Portugal e deixou também desafios de futuro sob o tema 'Governança Inteligente'. "As pessoas estão disponíveis e querem aprender. Temos de perceber que não são os meios tecnológicos que vão fazer tudo, mas que podem ajudar. Vão proporcionar a possibilidade de mudarmos os paradigmas, atitudes e mudar a nossa maneira de estar na vida pessoal e profissional. É importante que as pessoas aprendam e não sintam que se trata de algo complexo. Vamos no bom caminho. As pessoas sentem-se mais despertas para que a nova tecnologia as ajude", garantiu o autarca alenquerense num dia em que o malogrado ex-presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Carlos Bernardes, foi alvo de uma homenagem de todos os municípios presentes. 

O Secretário Executivo da Comunidade Intermunicipal do Oeste, Paulo Simões, apontou ao esforço que teve em vista a "realização de um evento único" para ajudar a alavancar uma região. "O Oeste fez esta caminhada e o foco da região é melhorar a vida das pessoas. Tirar partido desta nova revolução industrial que é a ciência dos dados e a inteligência artificial, colocando-a ao serviço das pessoas, num modelo de desenvolvimento sustentável, é o nosso objetivo. A governança inteligente é uma das seis dimensões que nós consideramos ser um território inteligente", referiu, dando conta que "existem 12 Presidentes de Câmara que estão alinhados à mesma mesa pelas pessoas, independentemente da cor política". "O Passe M, com a gratuitidade de circulação dentro da região Oeste, é a prova disso. Claro que temos de melhorar, mas é o primeiro passo", assumiu.

Hélder Reis foi um de quatro Secretários de Estado presentes durante a programação dedicada ao Oeste de Portugal que abordaram a 'Governança', a 'Sociedade', a 'Qualidade de Vida', a 'Economia', o 'Ambiente' e a 'Mobilidade', tudo de forma inteligente e ao serviço das populações. O responsável governativo pelo Planeamento e Desenvolvimento Regional garantiu que "há presidentes de Câmara que demonstraram a vontade de transposição do conhecimento para a população", sempre com o propósito de uma evolução a todos os níveis acelerada. "Tem de haver uma aposta grande do Estado numa governança multinível. Cada um vai detectando as suas necessidades e estamos a falar de 12 Municípios heterogéneos dos 308 que temos em Portugal. Têm objetivos que são diferentes e respeitados por todos. Há uma necessidade de criar um caminho que possa, de algum modo, ajudar todos  com a regulamentação necessária e menos burocrática para que possamos melhorar a qualidade de vida das populações", deu conta. Pedro Machado, com o Turismo, Emídio Sousa, com o Ambiente, e Cristina Pinto Dias, com a Mobilidade, foram os restantes Secretários de Estado a enriquecerem o debate.

Em quatro horas de procura de respostas para problemas e soluções conduzidas pela jornalista Sara Sousa Pinto para 2.220kmde um território apaixonante e onde residem quase 400 mil pessoas o Oeste saiu a ganhar. O Oeste Summit foi um marco na comunicação de uma identidade coletiva.

No mesmo dia, mas no Pavilhão 2, stand 2B31 também da Feira Internacional de Lisboa (FIL), Alenquer volta a mostrar o que de melhor tem para oferecer, inserido na Comunidade Intermunicipal do Oeste. A Rainha Santa Isabel animou a tarde de quinta-feira (dia 13) na capital portuguesa enquanto o chef João Simões mostrou aos visitantes um dos ex-libris gastronómicos do concelho: o torricado de codorniz harmonizado com o vinho tinto Massimo Merlot 2020, da Quinta do Vale Benfeito. A programação prossegue até este domingo, 16 de março, e convida a uma visita a uma Lisboa. 

 

 

Última Atualização 14 março, 2025

Partilhar

Partilhar