Guia das Árvores Autóctones de Alenquer reúne 15 espécies diferentes

O Guia das Árvores Autóctones de Alenquer foi apresentado publicamente a 21 de março, no Dia Mundial da Árvore e Dia Internacional das Florestas, como um produto de sensibilização ambiental relativo ao património natural, um instrumento mais que ajudará a difundir a importância da preservação das espécies autóctones não apenas no território.
Esta iniciativa é o culminar do trabalho da equipa de Conservação da Natureza do Município de Alenquer e de Fernando Correia, autor e ilustrador da obra de 139 páginas disponibilizada em e-book e p-book. A obra com enfoque nas árvores autóctones pretende ser um verdadeiro guia simples e acessível, ainda que mantendo o rigor científico, com o objetivo de identificar cada uma das 15 espécies arbóreas autóctones presentes em Alenquer, através do reconhecimento dos espécimes por estampas botânicas e fichas individuais que incluem descrições sumárias da sua morfologia. O leitor terá ainda a oportunidade de aprofundar o conhecimento sobre a biologia e ecologia destas espécies, a sua importância para o equilíbrio do ecossistema e para a resiliência do território às alterações climáticas, mas também de descobrir curiosidades sobre as relações ecológicas destas espécies com outros seres vivos, sobre a economia verde e o setor florestal.
Paulo Franco, vereador com o pelouro do ambiente no Município de Alenquer, deu conta do trabalho realizado ao longo dos últimos anos que culminou com o lançamento da 1ª edição da obra. "A apresentação desta primeira obra científica relacionada com o património natural com que temos trabalhado é um ato que significa muito para nós. Encontra-se encaixada numa linha estratégica que nós definimos que foi a criação de uma Rede Municipal de Conservação da Natureza. O livro é um produto que nasce de um projeto que foi apresentado em 2021, num museu aberto, que nós designamos como a Rota das Árvores Emblemáticas e Autóctones de Alenquer. Envolvemos a comunidade e através de uma participação ativa dos cidadãos foi possível eleger, em cada freguesia, a sua árvore emblemática. ", contextualização durante a apresentação da obra nos Paços do Concelho da Câmara Municipal de Alenquer.
Leia a obra neste documento em PDF.