goTositemap
Turismo

Angra do Heroísmo e Alenquer unidos pelo culto do Divino Espírito Santo nas Sanjoaninas 2025

02 de julho, 2025
Alenquer
Pedro Folgado, Presidente do Município, encabeçou a comitiva.
Pedro Folgado, Presidente do Município, encabeçou a comitiva.

As Sanjoaninas, de Angra do Heroísmo, decorreram entre 20 e 29 de junho, nos Açores, constituindo um dos maiores eventos culturais e religiosos do arquipélago. Com uma programação rica e diversificada, no coração destas festividades de raiz popular está o culto do Divino Espírito Santo, uma herança profundamente enraizada na identidade açoriana, cuja simbologia espiritual teve a sua génese em Alenquer, o local onde começaram há mais de 700 anos, criadas pelo Rei D. Dinis e Rainha D. Isabel. Esta comunhão cultural entre Angra do Heroísmo e Alenquer, municípios geminados desde 2016, fortalece-se ano após ano, num elo que ultrapassa o Oceano Atlântico e celebra a fé e a partilha comunitária.

Tal como em anos anteriores, o Município de Alenquer marcou presença nas Sanjoaninas com uma comitiva que levou até ao Largo Prior do Crato, na Ilha Terceira, uma mostra dedicada à promoção dos seus produtos endógenos e a identidade cultural alenquerense. Entre os sabores alenquerenses estiveram no Largo Prior do Crato a ginja da Adega Moor, as broas da Padaria Garregadense e a uvada D’Arada. Sendo esta uma região marcadamente vitivinícola, o vinho esteve igualmente em destaque, com a representação da Casa Santos Lima, da Quinta de Chocapalha e da Adega da Labrugeira. O espaço contou ainda com merchandising diverso e publicações dedicadas ao culto do Divino do Espírito Santo em Alenquer, bem como uma exposição fotográfica alusiva às Festas do Império.

A presença alenquerense nas Sanjoaninas teve momentos de grande simbolismo e emoção, com a participação da Rainha das Vindimas 2024, Ana Carolina Silva, no desfile de abertura, e com a atuação da banda da Sociedade Filarmónica União e Progresso de Abrigada (SFUPA), que encantou o público com um concerto na Praça Velha, desfilando após com as restantes filarmónicas. Na missa da coroação, a 29 de junho, a SFUPA acompanhou a cerimónia, tendo a honra de um jovem músico da banda ser coroado com a tradicional coroa do Espírito Santo de Alenquer – a coroa do Paiol – símbolo que esteve em exposição na Câmara Municipal local. Pedro Folgado, Presidente do Município, representou Alenquer em Angra do Heroísmo numa edição que celebrou os 500 anos do nascimento do poeta Luís Vaz de Camões, também ele com uma estreita ligação a terras alenquerenses.

Para Cláudia Luís, vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Alenquer, esta participação foi “uma experiência muito rica e gratificante para os alenquerenses". "Tiveram o privilégio de participar nestas festas, sendo que para nós é sempre um orgulho enorme ver o nome do nosso Município bem representado", considerou.

Última Atualização 03 julho, 2025

Partilhar

Partilhar