goTositemap
Cultura

Feira da Ascensão cumpriu 41ª edição com música, cultura popular e diversão para os mais pequenos

09 de julho, 2025
Alenquer
Certame realiza-se desde 1982.
Certame realiza-se desde 1982.

Durante cinco dias e com vários motivos de interesse, o Parque Urbano da Romeira voltou a encher-se para comemorar as festividades alusivas ao feriado municipal de Alenquer. De entrada livre, a XLI Feira da Ascensão decorreu de 28 de maio a 1 de junho em 25 mil metros quadrados com o intuito de mostrar as tradições locais e a cultura popular, proporcionando momentos de entretenimento aos mais de 25 mil visitantes que acorreram à vila presépio durante o certamente.

Com mais um palco do que no ano transato, a música de âmbito nacional e regional não faltou nos Palcos Romeira, Ascensão, Restauração e Jovem, para todos os gostos e com um âmbito alargado, chegando a vários géneros musicais. Bispo, Mickael Carreira, Tanya, Rogério Charraz (com a Sociedade União Musical Alenquerense) e Pharol deram música aos presentes nas noites quentes em Alenquer. 

Como habitual, o espaço congregou vontades diversas e, para a vereadora municipal com o pelouro da Cultura, acabou por "superar uma vez mais as expectativas". "O balanço feito é muito positivo e de grande satisfação para nós. Houve uma participação grande do tecido associativo, assim como o de muitos agentes económicos e com o aumento de empresas concelhias representadas", frisou Cláudia Luís, que revelou "a aposta ganha a 1 de junho". 

Em 2025, o Dia da Criança foi celebrado com uma programação especial em Alenquer direcionada para os mais pequenos e para as famílias. Miss Cindy animou todos os presentes e foi a atração principal de um dia que contou ainda com um desfile infantil, pinturas faciais, uma atividade com skate e concertos direcionados aos mais jovens.

Além disso, Alenquer contou também a animação dos carrosséiscomes e bebesDJs, artesanatoexposições temáticasanimação infantil e as tradicionais largadas e corrida de touros. 

 

Os cinco dias foram pautados pela normalidade decorrente das atividades desenvolvidas, seguidas de perto pela Guarda Nacional Republicana, Polícia Municipal, Bombeiros Voluntários de Alenquer, Cruz Vermelha e Serviço Municipal de Proteção Civil, num evento organizado pelo Município de Alenquer e que envolveu mais de 150 profissionais. Os 73 diferentes momentos de interesse proporcionaram mais de 110 horas, com 65 coletividades regionais presentes no recinto a que se juntaram 40 expositores e 15 stands de street food. 

A Feira de Ascensão de 2025 recebeu ainda cinco apresentações de equipamentos que estão agora ao serviço da comunidade. A Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados de Olhalvo, a reabilitação da antiga Escola Básica de Casal das Eiras para encontro de gerações, a requalificação urbana e ambiental da frente ribeirinha do rio Alenquer,  a requalificação da antiga Escola Básica de Cabanas de Torres para o ensino artístico e o Museu Hipólito Cabaço passam a estar disponíveis a todos.

Última Atualização 09 julho, 2025

Partilhar

Partilhar