goTositemap
Ambiente e Sustentabilidade

Dia Mundial da Conservação da Natureza: conheça as seis áreas protegidas do Oeste

28 de julho, 2025
Oeste CIM
image

Celebra-se hoje, dia 28 de julho, o Dia Mundial da Conservação da Natureza, uma data dedicada à proteção da biodiversidade e dos ecossistemas em todo o mundo. A Região Oeste assinala esta efeméride destacando o valor ambiental do seu território e as seis áreas protegidas oficialmente reconhecidas pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

Estas áreas são fundamentais para preservar a biodiversidade, os ecossistemas e a qualidade de vida das populações.

O que se celebra no Dia Mundial da Conservação da Natureza?

O Dia Mundial da Conservação da Natureza foi criado pela Assembleia Geral da ONU. É comemorado em Portugal como o Dia Nacional da Conservação da Natureza, instituído pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 73/98, de 29 de junho.

Este dia tem como objetivo sensibilizar para a urgência de proteger os recursos naturais do planeta, travar a degradação dos ecossistemas e garantir um futuro sustentável para todas as espécies, incluindo a humana.

Porquê conservar a natureza?

Porque dela dependem o ar que respiramos, a água que bebemos, a fertilidade dos solos, a estabilidade do clima e a própria saúde pública. Conservar a natureza é proteger a vida.

 

O Oeste: um território rico em natureza e biodiversidade

O território da OesteCIM, que integra os 12 municípios da Região Oeste, possui uma diversidade ecológica notável, refletida em 6 áreas protegidas que integram a Rede Nacional de Áreas Protegidas – RNAP, classificadas pelo ICNF. Conheça quais são:

Reserva Natural

  • Reserva Natural das Berlengas (Peniche) – considerada a primeira área protegida marinha em Portugal Continental. É um refúgio para as aves marinhas e espécies únicas;
  • Reserva Natural Local do Paul de tornada (Caldas da Rainha) - zona húmida de elevado valor ecológico. É um ecossistema com grande biodiversidade;


Monumento Natural

  • Monumento Natural do Canhão Cársico de Ota (Alenquer) – vale com valores naturais geológicos, faunísticos e florístico relevantes;


Parque Natural

  • Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros (Alcobaça) - o mais importante repositório de formações calcárias;


Paisagem Protegida Local

  • Paisagem Protegida Local das Serras do Socorro e Archeira (Torres Vedras) – modelo de gestão ambiental local e sustentável;
  • Paisagem Protegida da Serra de Montejunto (Alenquer e Cadaval) – conjunto de valores naturais, ecológicos, geológicos, paisagísticos e culturais.

Contribuir ativamente para a preservação da natureza é, também, contribuir para conservar a vida.

Última Atualização 18 julho, 2025

Partilhar

Partilhar