Perigo de incêndio rural nas próximas 48h

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEP) mantém a probabilidade do risco de incêndio rural no nível elevado para as próximas 48 horas, com base nas previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
De acordo com a informação disponibilizada pelo IPMA para os próximos dias, destacam-se os seguintes aspetos:
- Subida acentuada da temperatura no litoral oeste, em alguns locais do interior das regiões Centro e Sul, onde ocorrerão valores entre os 30 e os 45ºC;
- Humidade relativa inferior a 30% na generalidade do território. Fraca recuperação na noturna, em especial na noite de 29 para 30 de julho;
- Vento do quadrante leste/quadrante atingindo até 40 km/h nas terras altas.
- PIR (Perigo de Incêndio Rural) no nível moderado no sábado (2 de agosto) e elevado no domingo (3 de agosto), no concelho de Alenquer.
O Município de Alenquer e a ANEP apontam algumas proibições a ter consideração em dias em que o nível do risco de incêndio rural é, pelo menos, muito elevado:
- Fazer queimas ou queimadas;
- Utilizar fogo para a confeção de alimentos em todo o espaço rural, salvo se usados fora das zonas críticas e nos locais devidamente autorizados para o efeito;
- Fumigar ou desinfestar em apiários exceto se os fumigadores tiverem dispositivos de retenção de faúlhas.
De modo a proteger-se do calor, é recomendado que siga as indicações seguintes:
- Aumentar a ingestão de água, pelo menos 1,5 litros/dia o equivalente a 8 copos;
- Aplicar protetor solar com fator superior a 30, a cada 2 horas;
- Usar chapéu e roupas claras, largas e frescas;
- Optar por refeições leves e frescas;
- Refrescar-se com água ao longo do dia;
- Ter especial atenção com doentes crónicos, crianças e pessoas idosas.
A ANEP recomenda ainda a adequação dos comportamentos e atitudes face à situação de perigo de incêndio rural, nomeadamente a adoção das necessárias medidas de prevenção e precaução, de acordo com a legislação em vigor, e tendo especial atenção à evolução do perigo de incêndio neste período.
Acompanhe a evolução do perigo de incêndio para os próximos dias em www.ipma.pt, em www.icnf.pt, ou junto dos Serviços Municipais de Proteção Civil e dos Corpos de Bombeiros.