Escavações arqueológicas em São Lourenço dos Francos de 1 a 12 de Setembro

No âmbito do Projeto de Investigação designado como “São Lourenço dos Francos, entre o mundo romano e a Alta Idade Média”, o município da Lourinhã, com o apoio da União de Freguesias de Miragaia e Marteleira, irá dar continuidade aos trabalhos de escavação e estudo do sítio arqueológico de São Lourenço dos Francos, com a equipa de arqueologia constituída por Gerardo Vidal Gonçalves, Dina Pereira e Martina Barada (Universidade de Pula, Croácia) e com diversos alunos e voluntários das Universidades de Coimbra e do Porto. A campanha estará também aberta à comunidade local e irá decorrer entre os dias 1 a 12 de setembro.
O objetivo principal da campanha de escavações deste ano será colocar a descoberto a continuidade das interessantes estruturas habitacionais identificadas em campanhas anteriores, alargando o conhecimento sobre o sítio e complementando os dados relacionados com os artefactos arqueológicos já exumados nas intervenções anteriores. O importante espólio arqueológico é cada vez mais significativo. Destacam-se artefactos como potes, taças e pesos de tear de cronologia romana e uma importante moeda do imperador romano Valentiniano II, datada de finais do século IV depois de Cristo. Este espólio encontra-se digitalizado e está, em parte, disponível em: https://www.erosconsulting.pt/museu-virtual/.
Este ano, para além das escavações arqueológicas, no âmbito do trabalho de valorização do sítio e na sequência da colocação de um passadiço em madeira no local, serão colocados códigos de leitura para tablets e smartphones para visitas virtuais ao sítio, com explicação dos elementos mais importantes através de um guia virtual, utilizando as novas tecnologias da informação e digitalização. Estes códigos ficaram disponíveis no local, nos pilaretes do passadiço, através da leitura de QR Codes.
Será ainda realizada uma Oficina de Arqueologia Prática e Humanidades Digitais, na quarta-feira, 10 de Setembro, no período da manhã, aberta à participação de toda a comunidade e interessados, onde se propõe uma experiência imersiva na interface entre a prática arqueológica e as humanidades digitais. A oficina destina-se a estudantes e entusiastas da arqueologia de todas as idades. A atividade combina escavação experimental com demonstrações de ferramentas digitais aplicadas ao património. No emblemático sítio de São Lourenço dos Francos, os participantes poderão aprender técnicas básicas de campo, registo e interpretação, enquanto exploram métodos digitais como a fotogrametria, SIG (Sistemas de Informação Geográfica) e bases de dados colaborativas. Uma manhã para descobrir o passado com os olhos no futuro.
Esta atividade, que será dinamizada pela referida equipa de arqueologia, é de participação gratuita, mas necessita de inscrição, feita através deste link.