goTositemap
Cultura

Casa do Espírito Santo inaugurada para preservar tradição com mais de 700 anos

18 de setembro, 2025
Alenquer
Inauguração da Casa do Espírito Santo
Inauguração da Casa do Espírito Santo

A Casa do Espírito Santo foi inaugurada no passado dia 7 de junho durante as celebrações das Festas do Império do Divino Espírito Santo (FIDES), em Alenquer.

Inserida no espaço anexo ao Museu Hipólito Cabaço, este espaço pretende ser um local de preservação de memória cultural, das tradições do Divino Espírito Santo e de partilha de saberes.

Neste sentido, a Casa do Espírito Santo reúne um espólio valiosíssimo relacionado com as celebrações do Divino Espírito Santo que todos quantos visitem ou residam em Alenquer podem apreciar, nomeadamente as coroas do Espírito Santo e literatura sobre as Festas do Divino Espírito Santo. Naquele local, é possível vislumbrar in loco a bandeira vermelha com uma pomba e o estandarte, insígnias das FIDES, tal como a coroa de prata do Município, que simboliza a realeza do Espírito Santo sobre a humanidade e centra nela mesma a soberania e poder. A Casa do Espírito Santo conta com vários relatos multimédia das várias expressões culturais do Espírito Santo, em particular nos Açores, e ainda bibliografia dedicada ao tema. Expostas estão ainda fotografias das Festas do Espírito Santo em Alenquer e Ponta Delgada.

Para esta inauguração, o Presidente da Câmara Municipal de Alenquer, Pedro Folgado, convidou os representantes dos Municípios de Angra do Heroísmo e de Ponta Delgada, com os quais Alenquer já firmou acordos de geminação referentes à preservação do património cultural das Festas do Divino Espírito Santo, e, também, de Vila do Porto.

De acordo com o Presidente da Câmara Municipal de Alenquer, este espaço pretende materializar o Espírito Santo e tudo o que ele representa - a partilha, a solidariedade, a união entre as pessoas e as comunidades.

Na inauguração estiveram presentes todos os membros do executivo da Câmara Municipal de Alenquer, nomeadamente a vereadora Cláudia Luís, que assinalou que esta Casa é a realização do “sonho de muitos”, e que será uma forma destas festividades perdurarem no futuro.

Já Filipe Rogeiro, historiador e um dos impulsionadores do estudo sobre o Divino do Espírito Santo em Alenquer, salientou a importância da criação da Casa do Espírito Santo, como um espaço onde o vasto material alusivo pode ser guardado e mostrado ao público. Tal como Filipe Rogeiro, Duarte João, diácono da Paróquia de Alenquer, também compareceu a esta ocasião importante para Alenquer, a Terra do Espírito Santo, realçando a força que esta solenidade com mais de 700 anos de história, ganhou desde 2007, altura em que os festejos foram retomados no Município.

Para todos os presentes, foi um momento de orgulho e grande satisfação que culminou com a atuação dos foliões de Vila do Porto e com a visita a este novo espaço.

Para além da inauguração da Casa do Espírito Santo, esta ocasião ficou marcada pela assinatura de um protocolo de geminação entre Alenquer e o Município de Vila do Porto que visa promover a preservação das tradições e dos valores do Divino Espírito Santo.

A entrada é gratuita, de acordo com o horário do espaço.

Última Atualização 18 setembro, 2025

Partilhar

Partilhar