Exposição nós-rio

nós-rio
As sucessivas incursões ao Rio Grande da Pipa, em Arruda dos vinhos, tornaram o colectivo c.a.m.p.o permeável às suas histórias, paisagens, sons, fluxos e memórias. A ligação com o passado revela modos vivenciais de relação com a natureza diferentes do que hoje observamos, mas também formas de vida que estavam presentes no rio e que, na senda da perda de biodiversidade, se foram extinguindo, seres vegetais e animais que deixaram de encontrar ali lugar mas que pairam como fantasmas na memória coletiva.
O projeto artístico concretizou-se numa pesquisa sensitiva, empírica e reflexiva, situada e ancorada no local. Podemos dizer que nestes trabalhos, o Rio é tão autor quanto nós.
O nosso corpo tornou-se o veículo para o Rio, transbordando para os trabalhos que constituem a exposição. São pinturas, desenhos, fotografias, instalações e vídeos que nos surgem com a fluidez própria da água.
c.a.m.p.o
O coletivo c.a.m.p.o surgiu de uma sororidade e é composto por cinco artistas e investigadoras com trabalho em diversas áreas como as artes visuais, cinema, fotografia, escrita criativa e história da arte: Catarina Cabral, Catarina Marto, Marta Guerreiro, Raquel Pedro e Rita Figueiredo. O seu trabalho como grupo consistiu, até aqui, em momentos de apoio e partilha informal e disseminação de objetos artísticos distribuídos em sítios públicos sob forma de anonimato. Na exposição nós-rio, contamos com a participação de Edite Cravo.
Inauguração: 27 de setembro, das 15h-19h
Local: Sala Polivalente (no SEC, ao Chafariz), Largo Miguel Bombarda, Arruda dos Vinhos
Horários: Segunda-feira a sexta-feira, 9h-12h30 I 14h-17h
Finissage: 25 de outubro, integrada no evento Nutrir | águas
Apoio: CCDR LVT, I. P., Câmara Municipal de Arruda dos Vinhos
Parceria: C3A Comunidade de Alimento de Arruda e Arredores