A primeira vez em Portugal será no Oeste

A região Oeste foi escolhida para receber a 12.ª Conferência Internacional da Rede Global de Geoparques da UNESCO, que terá lugar em Torres Vedras, em 2027. Pela primeira vez em Portugal, este encontro internacional reunirá mais de 1.500 participantes de cerca de 50 países, incluindo representantes dos 220 geoparques mundiais, investigadores, académicos, especialistas em património natural e cultural, decisores políticos e organizações internacionais.
A seleção do Geoparque Oeste como anfitrião deste evento constitui um motivo de orgulho para toda a região e um reconhecimento internacional do valor do seu património geológico, natural, histórico e cultural. Trata-se também de uma oportunidade de promoção nacional e internacional, posicionando o Oeste como destino de turismo sustentável e impulsionando a valorização do território, dos seus recursos e das suas comunidades.
Com a realização da conferência, espera-se um forte impacto económico e social, através da promoção dos produtos locais, da dinamização do turismo e da afirmação da identidade regional. Este evento reforça ainda o papel de Portugal na Rede Mundial de Geoparques da UNESCO e destaca o Geoparque Oeste, que em março de 2024 integrou oficialmente esta rede, tornando-se o sexto geoparque português reconhecido pela UNESCO.
A organização portuguesa da conferência contou com o apoio dos outros cinco geoparques nacionais, da Comissão Nacional da UNESCO em Portugal, do Governo, do Turismo de Portugal e de mais de duas centenas de parceiros regionais e nacionais. A candidatura foi ainda reforçada pelo apoio de países lusófonos, como Angola, Brasil e Guiné Equatorial, pela CPLP e pelas redes europeia, brasileira e latino-americana de geoparques.
Artigos relacionados
Conheça o Geoparque Oeste, património mundial da UNESCO
App Visit Oeste Portugal tem nova rota Geoparque Oeste
A importância da igualdade salarial e de género no ambiente de trabalho