Roteiro Histórico e Patrimonial pelas Muralhas da Fortaleza da Vila 2025

No próximo dia 27 de setembro, pelas 15h, realiza-se um roteiro histórico entre as muralhas da fortaleza da vila de Alenquer, junto às ruinas do seu castelo que os Visigodos iniciaram a sua construção em cima de estruturas romanas, e que os muçulmanos concluíram no início do século VIII.
Foi este conquistado pelas forças cristãs em 24 de junho de 1148, no mesmo processo militar que tinha levado à tomada de Lisboa em outubro de 1147, assim como Sintra, Almada e Palmela. Consta que o rei D. Afonso Henriques ordenou uma campanha restauradora do conjunto defensivo após o derrube de grande parte das muralhas e é precisamente em redor dos testemunhos destas muralhas que se desenvolverá a atividade. Após várias incidências militares ao longo dos séculos desde o derrube de diversos troços a à reconstrução das mesmas em diferentes períodos históricos, hoje ainda restam algumas, em completa ou parcial ruina, mas que identificam, mesmo assim, as diferentes fases e populações que por aqui se foram estabelecendo e deixando as suas marcas.
Este passeio iniciar-se-á junto da Porta Norte do Castelo, ou da Conceição, hoje com um novo auditório ao ar livre. Seguirá pela Judiaria, ruínas da antiga Igreja de Santiago, pelos trilhos do Castelo e as suas muralhas que, embora algumas caídas, nos levam até ao cimo do antigo povoado pré-histórico de Alenquer, à antiga Cisterna e Torre de Menagem, quase sem vestígios, tal a sua destruição.
Recomendam-se sapatos leves ou ténis e água fresca. A mobilidade de cada um deverá ser levada em conta, pois se for diminuta aconselhamos a não participar.
INFORMAÇÕES
| 27 de setembro de 2025, 15h
| Ponto de encontro na Porta da Conceição