Transição de Ciclo | Acolhimento aos alunos do 10.º e 5.º ano das escolas da Lourinhã

A Câmara Municipal da Lourinhã promoveu, nos dias 12 e 15 de setembro, um conjunto de iniciativas de acolhimento e motivação dirigidas aos alunos do 10.º e do 5.º ano de escolaridade, bem como aos respetivos encarregados de educação, no âmbito da transição de ciclo escolar.
No dia 12 de setembro, cerca de 180 alunos e docentes da Escola Secundária Dr. João Manuel da Costa Delgado assistiram a duas sessões da palestra motivacional para alunos do 10.º ano, “Escolher o Meu Futuro: Recursos e Ferramentas para Tomada de Decisão”, dinamizada por Renato Paiva, diretor da Clínica da Educação – Especialistas em Aprendizagem.
A iniciativa teve como objetivo dotar os jovens de ferramentas que lhes permitam tomar decisões conscientes sobre o seu percurso educativo e profissional, incentivando-os a conhecerem-se melhor, a identificar as suas aptidões e interesses, e a refletirem sobre a construção de um projeto de vida alinhado com os seus objetivos futuros.
Nos dias 12 e 15 de setembro, os alunos do 5.º ano e respetivos Encarregados de Educação das Escolas Básicas Dr. Afonso Rodrigues Pereira, Dr. João das Regras e Ribamar, receberam cerca de 300 cadernos interativos e 300 agendas escolares, recursos também disponibilizados aos Diretores de Agrupamento, Coordenadores de Estabelecimento e Diretores de Turma.
Concretamente, os cadernos interativos disponibilizados aos alunos, além de um calendário mensal para registo de testes e trabalhos, integram acesso a uma plataforma digital personalizada pela Unidade Multidisciplinar de Apoio, onde são partilhados recursos de estudo, ferramentas digitais de apoio e um mural colaborativo para interação entre colegas.
Já as agendas escolares, entregues aos Encarregados de Educação, permitem registar reuniões, testes e informações úteis, abordando ainda algumas temáticas pedagógicas relevantes, podendo também ser utilizadas como agenda pessoal.
Com estas ações, a Câmara Municipal da Lourinhã pretende facilitar a integração dos alunos e das famílias na nova etapa escolar, promovendo uma transição mais tranquila, motivadora e participativa.
Estes recursos decorrem do cofinanciamento da União Europeia Centro 2030 - “Aluno ao Centro 2.0 – Promoção do sucesso educativo” -, integrado no Programa Intermunicipal de Promoção do Sucesso Educativo, liderado pela OesteCIM em parceria com os municípios e as comunidades educativas, o projeto desenvolve ações estruturadas e integradas.