goTositemap
Património

Lourinhã acolheu lançamento do livro digital “Lourinhã: Do senhorio ao património histórico”

16 de dezembro, 2025
Lourinhã
image

Realizou-se, no dia 12 de dezembro, no Salão Nobre do edifício dos Paços do Concelho, o lançamento do livro “Lourinhã: Do senhorio ao património histórico”, uma obra que resulta de uma parceria entre a autarquia, a OPCTJ – Associação Ordem dos Pobres Cavaleiros do Templo de Jerusalém / Museu Ordem dos Templários (MOT) e o CITCEM – Centro de Investigação Transdisciplinar «Cultura, Espaço e Memória», da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

A sessão teve início com a intervenção do presidente da Câmara Municipal da Lourinhã, Orlando Carvalho, que destacou a ligação entre o município e a OPCTJ, “que reforça a ambição de afirmar a Lourinhã como referência nacional e internacional na temática templária e na valorização do seu património histórico”. O presidente ressaltou ainda a importância da obra literária ali apresentada, “que representa um valioso contributo para a consolidação do nosso património histórico, soma-se à já reconhecida riqueza da nossa paleontologia, da produção de aguardente, do património histórico-militar da Batalha do Vimeiro e de tantas outras referências que moldam a identidade deste território”.

Seguiu-se uma exposição da Secretária-Geral da OPCTJ, Mafalda Nascimento, que apresentou o trabalho desenvolvido pela associação e a sua presença no concelho da Lourinhã, evidenciando o percurso e o contributo ao longo do tempo. O painel de apresentação da obra e das autoras foi moderado por Manuel Furtado Mendes, Diretor do Museu Ordem dos Templários (MOT / OPCTJ), contando com a participação das autoras Doutoras Paula Pinto Costa, Joana Lencart e Maria Leonor Botelho, Investigadoras da prestigiada Unidade de Investigação CITCEM / FLUP.

Entre os presentes, esteve igualmente representado o parceiro da OPCTJ, a AGEO – Associação Geoparque Oeste / Geoparque Oeste Mundial da UNESCO.

Da autoria das Doutoras Paula Pinto Costa, Joana Lencart e Maria Leonor Botelho, a publicação conduz o leitor numa viagem pelo concelho da Lourinhã, com especial enfoque no castelo e na Igreja Templária de Santa Maria do Castelo. Com o rigor histórico que caracteriza o trabalho das investigadoras, a obra encontra-se atualmente disponível em formato digital, aqui.

Última Atualização 16 dezembro, 2025

Partilhar

Partilhar