Alcobaça distingue-se pela inovação e crescimento empresarial
O concelho de Alcobaça volta a destacar-se, segundo o relatório da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDR Centro), no panorama empresarial da Região Centro, com duas empresas a integrarem o restrito grupo das Empresas Gazela 2024.
As empresas INSTITUTO PORTUGUÊS DA FACE – IPF, LDA e TALKADVANTAGE – LDA foram reconhecidas pelo seu crescimento acelerado, inovação e capacidade de gerar emprego qualificado. Estas empresas, sediadas em Alcobaça, operam respetivamente nas áreas da saúde humana e da restauração, demonstrando a diversidade e vitalidade do tecido económico local.
As Empresas Gazela são organizações jovens (com menos de cinco anos), que registaram um crescimento médio anual superior a 20% entre 2021 e 2023, com faturação superior a 500 mil euros e pelo menos 10 trabalhadores. Em 2024, foram identificadas 181 empresas Gazela na Região Centro, que em conjunto geraram 694 milhões de euros em volume de negócios e criaram mais de 6.300 postos de trabalho.
Além disso, Alcobaça conta com 11 empresas distinguidas com o estatuto Inovadora COTEC, um selo de excelência que reconhece empresas com desempenho superior em inovação, solidez financeira e crescimento sustentável. São elas:
- MÁRMORES VIGÁRIO, LDA – Administrativo
- FIEL – SERRALHARIA, LDA – Indústrias Transformadoras
- PASTCERAM – PASTAS CERÂMICAS, S.A. – Indústrias Transformadoras
- JULIPEDRA – INDÚSTRIA DE TRANSFORMAÇÃO DE MÁRMORES, LDA – Indústrias Transformadoras
- SOLANCIS – SOCIEDADE EXPLORADORA DE PEDREIRAS, S.A. – Indústrias Transformadoras
- MACHADO & SILVEIRA, LDA – Indústrias Transformadoras
- SOCÉM – E.D. – FABRICAÇÃO, ENGENHARIA E DESENVOLVIMENTO DE MOLDES, S.A. – Indústrias Transformadoras
- INSTITUTO PORTUGUÊS DA FACE – IPF, LDA – Saúde
- NESPA – PRODUTOS ALIMENTARES, UNIPESSOAL, LDA – Indústrias Transformadoras
- MVC – MÁRMORES DE ALCOBAÇA, LDA – Indústrias Transformadoras
Destaque para a predominância do setor das indústrias transformadoras, refletindo a força industrial do concelho.
Este duplo reconhecimento — Gazela e Inovadora COTEC — reforça a imagem de Alcobaça como um território fértil para o empreendedorismo, a inovação e a competitividade, contribuindo de forma decisiva para o desenvolvimento económico da região.