PLURALIS: Visita a pomar une culturas e celebra identidade local

Viver no Cadaval e desconhecer a riqueza da agricultura local é estar alheio a uma parte essencial da sua identidade. Para combater essa potencial lacuna, o projeto Pluralis, uma iniciativa do Município do Cadaval dedicada ao diálogo intercultural e à valorização da diversidade, organizou, no passado sábado, 28 de junho, uma visita a um pomar do concelho.
A Quinta de Santo António abriu as suas portas para receber um grupo de 12 participantes de várias nacionalidades, proporcionando um contacto direto com dois dos maiores símbolos da produção local: a emblemática pera rocha e a maçã – em destaque as variedades Gala, Fuji e Candine.
A visita foi conduzida pela vereadora Délia Fialho, que também é técnica da Frutus – Central Fruteira do Cadaval. Com o conhecimento aprofundado de quem vive o dia a dia da fruticultura, a vereadora desvendou a história do pomar e explicou as práticas agrícolas que garantem a qualidade e a sustentabilidade destes frutos. Os participantes tiveram a oportunidade de observar de perto os métodos de cultivo, os produtos utilizados e as técnicas que fazem da fruticultura um pilar fundamental da identidade e da economia cadavalense.
Através desta visita, o Projeto Pluralis – Conectar Culturas | Conectar Pessoas, promovido pelo Biblioteca Municipal do Cadaval, voltou a reafirmar a importância de dar a conhecer às comunidades estrangeiras que residem no concelho as raízes locais, promovendo uma aproximação ao nosso território.