goTositemap
Cultura

Lourinhã lança programa do evento Batalha do Vimeiro 1808 a acontecer de 18 a 20 de julho

01 de julho, 2025
Lourinhã
217º aniversário da Batalha do Vimeiro
217º aniversário da Batalha do Vimeiro

 

É já neste mês de julho, nos dias 18, 19 e 20, que o município da Lourinhã assinala o 217º aniversário da Batalha do Vimeiro, com um evento organizado pela autarquia, em colaboração com a Junta de Freguesia do Vimeiro, a Associação para a Memória da Batalha do Vimeiro e a Associação Napoleónica Portuguesa e que tem entrada gratuita. Em 2025, destaca-se uma programação ainda mais diversificada, dedicada ao tema “Medicina e Farmácia na Época Napoleónica”, com atividades a decorrer num espaço ilustrado à época, junto ao Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro (CIBV), onde os visitantes terão à sua espera animação de rua, concertos, tasquinhas e ofícios representativos daquele período.

Os habituais momentos apoteóticos, como as recriações históricas da Batalha, as escaramuças e o Assalto à Igreja, estão marcados para os dias 19 de julho, às 22h00, e para o dia 20 de julho, às 11h00 e às 11h30, respetivamente.

O programa começa pelas 19h00 do dia 18 de julho, com a performance de dança “As Vivandeiras – Assistência nos Campos de Batalha”, pela Academia Flui. Ainda nesse dia, às 22h00, terá lugar um dos momentos mais aguardados do programa, o Baile Oitocentista. Segue-se às 23h, um concerto de Beatriz Villar, no Palco Wellington, um pouco antes da última atividade do dia, o espetáculo de fogo “No caos da batalha, curar e salvar”, às 00h30, pelo grupo Malatitsh.

No sábado, dia 19 de julho, destacam-se várias atividades dedicadas ao tema do evento, como um percurso pedestre pelo Vimeiro em que serão contadas histórias e curiosidades sobre a assistência aos feridos na Batalha do Vimeiro; a apresentação e oficina, dinamizadas pela recriadora polaca Marta Veil, onde serão partilhados segredos dos boticários (farmacêuticos) da época; a oficina “Medicina e Pharmacopeia da época Napoleónica”, dinamizada pelo recriador histórico Joaquim Guedes; a apresentação da obra “Médicos e Cirurgiões do Exército Português da Guerra Peninsular: Percursos, Vivências e Contributos”, da autoria de Rui Pires de Carvalho. O dia termina com um concerto pelo grupo Brigada Victor Jara e um espetáculo de fogo.

No domingo, dia 20 de julho, terão lugar, entre outras atividades, o workshop de Botânica e Perfumes “As Guerras Perfumadas de Napoleão”, pelo projeto PortugalbyNose, o workshop de pintura de miniaturas napoleónicas, pela Associação de Jogos de Simulação de Portugal, a oficina de Jumping Clay “George Clark – Um ferido da Batalha do Vimeiro”, dinamizada por Selma Ferreira e o concerto Roda da Alegria, pelo grupo Modo Vilão, um espectáculo que ocorre em formato não convencional, sem palco, com os músicos a ocuparem o centro do espaço.

 

Durante os três dias, estará no recinto um cenário de um Hospital de Campanha da época, com momentos de animação com Dinis Binnema, que irá interpretar as personagens do Físico e do Boticário e com Ana Rosa Abreu, com a performance teatral “O Cirurgião-Barbeiro, o Boticário e a Curandeira”.

 

Destaque também para a oficina “Iniciação à Roda do Oleiro”, que irá decorrer ao longo dos dias 19 e 20 de julho, dinamizada por Vera Camilo.

 

O evento termina pelas 19h30 do dia 20 de julho, depois da “Cerimónia do Arriar das Bandeiras”, seguida de uma salva de mosquete.

 

Ao longo dos três dias, estará patente, no Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro, a exposição “Medicina e Farmácia na Época Napoleónica”.

 

  “É com muito orgulho que voltamos a organizar este evento e, mais uma vez, abordando um tema diferente como é o caso da Medicina e Farmácia da Época Napoleónica, com um programa rico a nível cultural e histórico, com experiências únicas e diferenciadoras. O evento tem como momentos altos as recriações históricas da batalha, com a presença de cerca de 300 recriadores nacionais e estrangeiros que recriam o passado sob o signo da paz e da partilha entre povos outrora em guerra e hoje amigos.”, explica António Alberto, vereador com o pelouro da Cultura da Câmara Municipal da Lourinhã.

  

 

 

Mais informações sobre o programa poderão ser consultadas no site oficial do evento, em batalhadovimeiro1808, na página de Facebook e no Instagram @BatalhadoVimeiro1808.

 

Para mais informações, contacte:

 

Message in a Bottle

Mónica Antunes

Email: mantunes@messageinabottle.pt

T: 910 157 265

 

_________________________________________________________________________________

 

 

Sobre a Batalha de Vimeiro:

 

A Batalha de Vimeiro foi travada no dia 21 de agosto de 1808, entre o exército francês, comandado por Junot, e o exército anglo-luso, sob o comando de Sir Arthur Wellesley.

As tropas anglo-lusas mantiveram uma posição defensiva no Vimeiro. Os franceses, reunidos em Torres Vedras, decidiram tomar a ofensiva, chegando ao Vimeiro na manhã de 21 de agosto.  

Os confrontos mais importantes e decisivos aconteceram no outeiro do Vimeiro, local onde hoje se encontra o Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro e o Monumento Comemorativo. Após dois ataques fracassados e percebendo a impossibilidade de tomar o outeiro, Junot enviou tropas para tomar a localidade. Na zona da Igreja, travou-se uma peleja que acabou com a retirada dos franceses, perseguidos pela cavalaria anglo-lusa.

Sem conhecimento da situação do flanco esquerdo, duas brigadas francesas confrontaram os britânicos nos altos da Ventosa e Fonte Lima. Uma vez mais, os franceses viram-se forçados a recuar.

Esta batalha colocou termo à Primeira Invasão Francesa. Junot perdeu cerca de 2000 homens, entre mortos, feridos e prisioneiros e o exército anglo-luso cerca de 700.

Última Atualização 01 julho, 2025

Partilhar

Partilhar