goTositemap
Ação Social

O que levou 65 grávidas de todo o país a participar nestas sessões?

01 de julho, 2025
Oeste CIM
image

A Comunidade Intermunicipal do Oeste (OesteCIM) promoveu, nos dias 25 e 27 de junho, duas sessões de capacitação online dedicadas à amamentação, que contaram com a participação de 65 futuras mães. A iniciativa reforça o compromisso da OesteCIM em capacitar a população através da partilha de informação acessível e útil, promovendo escolhas conscientes durante a gravidez e o pós-parto.

Realizadas em horário pós-laboral, entre as 19h00 e as 20h00, as sessões revelaram um grande interesse e a necessidade de iniciativas como esta.

Os dados são claros:

  • 63,3% das participantes não conheciam o projeto “Oeste + Grávida
  • 87,3% nunca tinham participado em sessões sobre esta temática.
  • Além disso, a iniciativa atraiu participantes de fora da região Oeste (13,9%), com futuras mães de municípios como Marinha Grande, Castelo Branco, Pombal, Lisboa, Cartaxo, Loures, Azambuja, Unhos e Porto de Mós a marcar presença.

Estes números sublinham o potencial de alcance do projeto e a importância de continuar a divulgar e aprofundar este tipo de iniciativas.

A primeira sessão, a 25 de junho, reuniu 42 futuras mães e focou-se nas dúvidas mais frequentes sobre a amamentação. Entre os tópicos abordados estiveram o atraso na descida do leite em cesarianas ou partos induzidos, a recolha de colostro (com ou sem bomba), as alternativas à amamentação direta e o uso de mamilos de silicone.

No dia 27 de junho, 23 futuras mães participaram numa sessão que abordou temas como os alimentos que promovem a produção de leite e a influência do regresso da menstruação na amamentação.

As reações das participantes foram extremamente positivas. De forma unânime, destacaram que as sessões foram "muito esclarecedoras", "produtivas" e "uma mais-valia para a preparação para a maternidade", deixando agradecimentos e felicitações à organização.

Em colaboração com Sara Condeço, está já prevista a elaboração de um questionário de avaliação detalhado. O objetivo é recolher sugestões das participantes para ajustar futuros conteúdos e continuar a promover temas relevantes para a parentalidade consciente.

A OesteCIM reafirma o seu compromisso em capacitar as pessoas, proporcionando momentos formativos de qualidade e alinhados com as reais necessidades da população da região.

 

Artigos relacionados:

Sessões gratuitas de apoio à amamentação - Inscrições Abertas

Dia da grávida: Oeste já entregou mais de 2600 kits

“Estes incentivos deixam-me descansada enquanto mãe”

Última Atualização 03 julho, 2025

Partilhar

Partilhar