goTositemap
Urbanismo

Orçamento Participativo dota antiga Escola Básica de Vila Verde dos Francos com valências para crianças e idosos

17 de setembro, 2025
Alenquer
Renovado equipamento reúne toda as condições de segurança e higiene.
Renovado equipamento reúne toda as condições de segurança e higiene.

A antiga Escola Básica de Vila Verde dos Francos ganhou uma nova vida a partir de 13 de setembro. O equipamento foi revigorado com um projeto do Orçamento Participativo e abriu portas este sábado como um novo objetivo: o de ser um Centro de Apoio a Idosos e Pessoas Portadoras de Deficiência.

A Rua da Escola na freguesia de Vila Verde dos Francos foi revitalizada no seguimento da proposta de um grupo de cidadãos, em 2015, visando melhorar as condições de acessibilidade, conforto, segurança e sustentabilidade do espaço, adaptando-o às necessidades específicas da população alvo.

A intervenção neste equipamento municipal previu a ampliação do edifício com a construção de instalações sanitárias adequadas e uma copa. Entre as principais ações estão a demolição das antigas instalações sanitárias, a melhoria das acessibilidades com rampas, o reaproveitamento e ampliação das salas, a substituição de coberturas, a substituição de pavimentos, pinturas e a instalação de novas estruturas técnicas. A preocupação ambiental foi tida em apreço com o uso de materiais ou componentes reciclados. O isolamento térmico da infraestrutura foi também uma aposta, em especial nas caixilharias com rutura térmica, pavimentos em mosaico porcelânico e teto falso.

Na cerimónia de inauguração, o Presidente da Câmara Municipal de Alenquer, Pedro Folgado, deu conta do trajeto levado até à reabertura de um espaço cuja primeira construção remonta há cerca de 90 anos. "Parece uma casa nova", começou por referir, lembrando um "edifício que educou muita gente e deixou muita gente feliz". "É, basicamente, como voltar à escola. Associamo-lo às memórias que tivemos há umas décadas e, agora, às memórias que serão criadas. Isso é muito importante. Requalificámos um espaço que estava fechado e demos-lhe uma nova utilização. É necessário que o espaço seja agora bem utilizado e seja direcionado para toda a gente. Esta, tal como outras obras, são sempre inacabadas. Estamos na presença de processos muito longos e é necessária muita energia para chegar ao fim", referiu perante uma plateia de várias idades.

Paulo Franco, vereador da Câmara Municipal de Alenquer com o pelouro da ação social, salientou que o equipamento que fica ao serviço da comunidade, tal como aquele que foi reconfigurado em Casal das Eiras. "Hoje é um momento de satisfação para a comunidade e para a Câmara Municipal de Alenquer que cumpriu aquilo que se destinou fazer. Estamos na presença de um centro de dia e de convívio e, na minha opinião, estamos na presença de um projeto inovador já que pode ser replicado noutros locais. Locais como este proporcionarão a possibilidade de convívio e confraternização sem que as pessoas abandonem as suas casas. Hoje a escola passa a ter uma funcionalidade de cariz social. É um projeto que salvaguarda as comunidades mais idosas do nosso concelho", descreveu.

Representante dos proponentes do projeto que se deu por concluído ao cabo de 13 meses de obra no terreno, Olga Matias mostrou-se satisfeita pela nova valência para a freguesia. "Este dia é o concretizar de um sonho de antigo de ajudar a população de Vila Verde dos Francos com um espaço de todos e para todos. Somos uma freguesia velha e envelhecida, em que os mais novos saem para trabalhar e os mais velhos precisam de companhia e apoio. É isso que lhes pretendemos dar. Esta escola onde andámos em criança é um espaço que muito nos alegra ver melhorado", considerou. 

O investimento do Município de Alenquer situou-se em 255.395,02 € (valor a que acrescente IVA). A empreitada foi levada a cabo durante 407 dias e esteve a cargo da empresa Detalhes Cautelosos, Unipessoal. Lda.

Última Atualização 17 setembro, 2025

Partilhar

Partilhar